3 de março de 2011

Qual é o seu estilo de decoração?

O ato de decorar – seja uma casa, um escritório ou uma loja – baseia-se numa simples premissa: estilo. É difícil, e até desaconselhável, decorar o que quer que seja, sem antes definir o ambiente que pretende criar nesse espaço.

Alguns estilos:

- Estilo Rústico



O Estilo Rústico utiliza objetos antigos, bem como materiais de demolição para estruturas e acabamentos, criando um ambiente mais acolhedor e aconchegante. 
Além disto, é um estilo ecologicamente correto, pois faz a reutilização e reciclagem dos materiais. 

Na decoração, podem ser utilizados além dos móveis, que são fundamentais, peças antigas como Moedores de Café e Cereais, Máquinas de Costura, Rádios, Relógios, Máquinas de Fotografias, Balanças, Pesos, Berços, Etc.. 

As camas são normalmente mais pequenas e estreitas mas, em contrapartida, os guarda-roupas, cômodas, baús e mesas são de dimensões maiores. 

Os sofás são imponentes, confortáveis e cobertos de almofadas e mantas de retalhos, sendo também comum a presença de cadeiras de balanço.

As paredes são muitas vezes intocadas, ou seja, revelam o seu aspecto mais natural, quer ele seja pedra, tijolo, tinta a descascar ou papel de parede gasto.






As vigas da casa são propositadamente deixadas à vista, quer no chão, quer no teto.

A paleta de cores country é habitualmente composta pelo branco-sujo, os tons terra ou tonalidades pastel muito claras. 

Em termos de organização, privilegia-se o aspecto de “tudo à vista”, ou seja, as prateleiras na maioria das vezes são abertas.




- Estilo Moderno

Arquitetura moderna é uma designação para o conjunto de movimentos e escolas arquitetônicas que vieram a caracterizar a arquitetura produzida durante grande parte do século XX .

O estilo moderno baseia-se em materiais novos e tecnologicamente avançados (aço escovado, fibra de vidro, plástico, entre outros). Recorre a formas geométricas e mobília minimalista, orgânica e até futurista. 

As cores das paredes são normalmente claras e os tetos brancos. Privilegia a forma e a impressão artística em detrimento da funcionalidade. Os espaços são caracterizados por ambientes simples, diretos e muito clean.







- Estilo Romântico


Um estilo romântico não significa uma decoração exclusivamente feminina, mas antes a criação de ambientes íntimos e serenos que nos parecem transportar para outros tempos, marcados por uma elegância sublime.

Em termos de mobiliário, o estilo romântico é marcado por traços curvilíneos, pés arredondados e peças trabalhadas. O mobiliário mais utilizado para criar espaços românticos é o de ferro, madeira clara e escura, mas também as peças de mobília pintadas de branco, bege ou azul claro, por exemplo.


A paleta de cores normalmente associada ao estilo romântico é invariavelmente suave e de baixa intensidade: branco, tons neutros e pastéis, no entanto, como a paleta base é tão neutra, podem adicionar-se alguns pontos de cor mais fortes – amarelo, azul, verde, lilás, sem perder o romantismo. 

Motivos listados, axadrezados, florais, são aqueles mais associados ao estilo romântico e podem ser aplicados a tudo, desde lençóis de cama, a papel de parede, cortinas e sofás. 



Privilegia-se um chão simples, mas bonito, revestido em madeira ou em outro material sutil. 


Num quarto romântico, a cama é sempre rainha do romance, com destaque para estruturas em ferro ou então para camas de madeira imponentes com quatro colunas e/ou cabeceiras luxuosamente forradas com tecidos elegantes. 

O que não pode mesmo faltar neste ambiente, é um dossel, tule ou cortina suspensa sobre a cama ou a funcionar simplesmente como adereço decorativo.



O perfil de um banheiro romântico passa quase sempre pelo branco, com uma banheira com pés, um toucador, uma poltrona e bonitos quadros a decorar as paredes.



A luz natural é uma das principais características da decoração romântica, que privilegia o uso de cortinas transparentes ou semi-transparentes para filtrar ligeiramente a luminosidade exterior. 

É muito fácil associar um ambiente romântico ao sexo feminino, no entanto, esta é uma decoração que pode ser desfrutada por mulheres e por homens – para um toque mais masculino: tecidos às riscas, uma poltrona em pele ou apontamentos em madeira escura.






Esses foram apenas 3 estilos de decoração, mas há vários estilos que você pode escolher para decorar o lugar que você quer, criando o ambiente desejado.


Agora é a sua vez! 
Escolha um estilo, ou até mesmo crie um, não tenha medo de ousar porque a imaginação não tem limite não é mesmo?!


Boa Decoração!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário